Quantcast
Channel: SCN : All Content - SPED & NF-e
Viewing all 2447 articles
Browse latest View live

SAP Tax Declaration Framework – Melhorias em SD

$
0
0

Neste blog vou comentar sobre as melhorias no modulo de SD que foram disponibilizadas pela SAP em conjunto com a solução SAP TDF.

 

Essas melhorias visam maior flexibilidade eautomação na determinação de dados fiscais nas ordens de venda, uma vez que você pode criar suas próprias regras de determinação dos impostos através de uma ferramenta amigavel como o BRF+.

 

Com isso é possivel também simplificar as configurações, reduzindo a necessidade de se criar novos tipos de documentos de venda e categorias de items em função dos cenários fiscais.

 

A solução também permite maior controle sobre as alterações garantindo que o usuário faça alterações somente quando forem realmente necessárias.

 

Mas que alterações são estas?

 

1. Nova BadI para (re)determinação do tax code e dados fiscais

 

A primeira alteração que vou comentar é sobre uma nova badi disponibilizada no ERP: ITMF_SD_SO_DATA.

 

 

Como muitos devem saber a determinação padrão do tax code na ordem de venda é feita atraves da J1BSDICA com base no tipo de documento de vendas e categoria do item.

 

01.png

    Fonte: SAP

 

A nova BadI permite uma extensão da determinação padrão; neste caso ela é chamada após passar pela J1BSDICA, (re)determinando assim os dados fiscais na ordem de venda.

 

01.png

    Fonte: SAP

 

 

Neste ponto entra a ferramenta BRF+ já comentada em outros blogs/documentos aqui no SCN.

 

Abaixo um exemplo de implementação, onde o tax code, textos legais e caso especial de CFOP são (re)determinados atraves de uma tabela de decisão.

 

01.png

  Fonte: SAP

 

 

Veja que na tabela de decisão abaixo você pode usar diversos elementos para determinação, como por exemplo: tipo de docto de venda, categoria de item, UF origem, UF destino, cliente, filial, indicador de ST, etc.

 

01.png

  Fonte: SAP

 

 

Existem diversas vantagens em se usar o BRF+, entre elas: maior flexibilidade na construção das regras de negócio, bem como tirar toda complexidade do código abap. Além disso, este permite ao usuário manter as regras de decisão diretamente no excel (importação e exportação).

 

01.png

  Fonte: SAP

 


2. Novos campos para determinação e controle na ordem de venda


Foram criados os seguintes campos na aba País (Country) da Ordem de Venda:


- Man TC Reason – uma vez que o tax code foi determinado automaticamente o usuário precisa informar um motivo para poder alterá-lo manualmente.

- Tax Incent Type – informa o tipo de incentivo ou regime especial sujeito a operação.

- Tax Incentive ID – identifica o número do incentivo/regime especial sujeito a operação (ex Portaria, No. ADE, etc).

- NF Special Case – informa se o CFOP possui uma situação especial (ex. Determinação de CFOP com substituição tributária). Pode ser determinado via BadI.

- Tax Subj to ST – informa se o cenário é sujeito a "Substituição Tributária", baseado nas configurações.

 

01.png

    Fonte: SAP

 

 

Importante: caso o usuário apague o motivo da manutenção manual do tax code o sistema irá redeterminar os dados fiscais novamente!  As alterações são registradas no log de alterações da ordem de venda para fim de governança e rastreabilidade.

 


3. Método para definir redeterminação

 

A novidade é o novo método UPDATE_SO_TAX_DATA disponibilizado na BAdI BADI_J_1BSD.  * Esta BadI já existia e não está sujeita ao licenciamento do TDF.

 

Este método é usado para forçar uma redeterminação quando os campos relevantes para determinação forem alterados pelo usuário.

 

 

01.png

     Fonte: SAP

 

 

 

Mais informações sobre as melhorias em SD veja as notas abaixo:

 

1882994 - Sales Order: BAdI method for redetermining tax data

1907146 - Pre-Implementation Objects

1870122 - TDF: automatic tax code det. SD - implementation objects

1976749 - TDF: auto. IVA det. SD - Changes in VBKD does not trigger BAdI itmf_badi_sd_tc_det

 

 

Lembrem-se, uma das estratégias da SAP com a solução SAP TDF é disponibilizar recursos e ferramentas para os clientes, afim de que estes possam garantir que os documentos sejam criados corretamente da primeira vez!

 

 

 

Espero ter ajudado e desejo sucesso no projeto de vocês!

 

Karen Rodrigues


ICMS Outras Bases - CST

$
0
0

Prezados,

Boa Noite!

 

Estou com uma dúvida e gostaria da opinião de outros profissionais especialistas em nossa área: temos um cenário onde precisaremos alocar o valor do ICMS em Outras Bases para casos onde o direito fiscal do ICMS seja igual a YZX. Isso não deve-se tornar uma regra válida para todos os casos e é aplicável somente para 3 clientes. Há alguma possibilidade de fazer isso via standard?

 

Obrigado!

"CNPJ Emitente não cadastrado" SEFAZ-MG após alterar Certificado Digital

$
0
0


Boa tarde!

 

  Sei que este problema ocorre sempre, mas voltamos a ter em nossa empresa após alteramos o certificado digital para 2015/16.

    Temos duas novidades alteramos o GRC para NFe 3.10 e contratamos outra empresa certificadora.

    Nós já reinicializamos o GRC mas o problema ocorre.

    Alguém tem alguma orienteção que nos ajude?

 

Grato.

Taxa de imposto na NF, difere da Pricing de vendas

$
0
0

Olá pessoal, bom dia.

 

Estou com um cenário de venda de Demonstração, em que um dos itens da NF ficou com as alíquotas diferentes das determinadas na pricing (da ordem de vendas e fatura). Somente as alíquotas ficaram erradas, o cálculo está correto.

 

Na ordem de vendas e fatura, a alíquota do ICMS tanto na ICVA, como na BX13 é 12%, e na nota fiscal (J_1BNFSTX-RATE) a alíquota (ICM3) sai com 7,20%.

 

As alíquotas de Substituição Tribubt. e IPI também ficaram erradas com 10,80 e 0,07% respectivamente!

 

A nota fiscal possui 3 itens, sendo que os dois primeiros estão corretos. Este problema ocorre somente com o 3o. item.

 

Segue em anexo as telas:

 

1.png

 

2.png

 

 

 

3.png

 

 

4.png

 

5.png

 

6.png

 

Alguém sabe o que pode ser?

 

Obrigada,

Viviane.

NFe Devolução de Compras com IPI

$
0
0

Pessoal estou com uma dificuldade aqui no cliente pra conseguir aprovar uma NFe de Devolução de entrou com IPI creditável.

 

Sei que na devolução o SAP envia a base de IPI para "outras bases" e existe nota SAP falando disso, inclusive ela trata também do texto automático para NF em casos de devolução.

 

Acontece que quando a base está em "outras" a NFe não integra pois os campos de Alíquota e Valor são preenchidos no mapeamento do XML, mas a Base não.

 

Procurei várias notas SAP, mas na maioria já estão aplicadas. Alguém sabe se isso pode ser nota ou algo que temos que fazer diferente?

 

Lembrando que a nota sai com IPI e se trocarmos o CST para não tributado tb não funciona.

 

Att,

Rodrigo

 

NFe 3.10 Validation Error; Action Required in Calling System

$
0
0


Olá

temos ums NFe em Produção na engrenagem com SCS = 0 - Sent to messaging system XI , mas no GRC a Nota está com Satus: Validation Error; Action Required in Calling System , não tem batch, não tem status code.

 

Já tentei enviar, reenviar a partir do ECC e no GRC Continue B2B Process, mas não tive sucesso em More Functions, todas as funções estão desativadas para esta nota.

 

Obrigada!

 

Fernanda

GRC NFe 10 - B2B - XML enviado a cliente e transportadora

$
0
0

Pessoal,

 

O GRC NFe 10 nesse ponto funciona direitinho e o fluxo está legal, mas alguém já se deparou com o cenário B2B de envio de XML aos clientes e transportadora quando no XML da NFe eles possuem o mesmo CNPJ para destinatário e transportadora?

 

Como são iguais, não consigo determinar quando estou mandando para o cliente ou a transportadora e, nesses casos, os emails são duplicados para o cliente e para uma conta de email que armazena os emails enviados.

 

No Receiver Service preenchido pelo ABAP Proxy tem o CNPJ: CNPJ99999999999999

 

Mas como são iguais não consigo fazer a tratativa no meu Java Mapping

 

Se alguém já se deparou com isso?

 

Att

Fabricio

NT 02/2014 - Erros JOB /XNFE/COLLECT_DOCUMENTS

$
0
0

Caros,

 

Após a aplicação do SP 19, SAP Note 2109999 e configuração do canal de Distribuição, estou com diversos erros na execução do job /XNFE/COLLECT_DOCUMENTS:


  • Erro durante a transformação: Valor '' incompatível com tp.C programa: /1SAI/SAS72C91F613BD564C68AD7 caminho: nfeProc(1)NFe(1)infNFe(1)emit(2)xNome(2) - 152(/XNFE/APP)

 

  • Evento 00505682095E1ED4A6B5D5C0D6706383 não pode ser processado (esperando por resposta ***íncrona) - 205(/XNFE/APPEVENT)

 

  • Erro durante a transformação: Fim de elemento '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}infCpl' esperado programa: /1SAI/SASBBB1E02B8255027A2D1C caminho: nfeProc(1)NFe(1)infNFe(1)infAdic(8)infCpl(1) - 152(/XNFE/APP)

 

  • Erro durante a transformação: Ocorreu um erro na deserialização em o programa ST  /1SAI/SAS55BBAB9C36F67403C8D1.  caminho: procEventoNFe(1)evento(1)infEvento(1)infEvento(1)detEvento(9)x - 154(/XNFE/APP)

 

  • O evento do tipo 610600 é desconhecido e não pode ser processado - 007(/XNFE/APPEVENT)

 

Todos esses erros são do tipo A, parando o processamento do job e não permitindo processar os demais registros. Para tentar minimizar, criei um job para cada CNPJ que possuo. Consegui separar 14 que cancelam sempre (de um total de 49).


Eu até consigo debugar, achar o XML com problema e tirar da tabela /XNFE/NFEDISTXML o campo TO_PROCESS, mas eu não consigo "vencer", sendo que na próxima execução um novo XML é barrado.


Procurei notas mas não achei nada relacionado.


Agradeço de antemão qualquer ajuda!


abs!


GRC /XNFE/NFE_CHECK_SRV_STATUS_MAN

$
0
0

Boa tarde a todos,

 

Por favor preciso de ajuda

 

minha conexão na SM59, RFC CBDC106  - HTTP, typo H,

com teste de conexão STATUS 500 - Empty HTTP request Received

e na SXMB_ADM em Configuration Integration Engine

está como dest://cbdc106


Mas na transação acima está me gerando esse erro conforme cópia de tela abaixo:

 

GRC - DESTINATION NOT FOUND HTTP.PNG

quem pode me ajudar?

agradeço antecipadamente,

 

Carlos Gabriel

SPED ECD Layout 3 - Nota de anúncio

$
0
0

Olá Pessoal,

 

A SAP lançou hoje a SAP Note 2145930 - LC Announcement Note SPED ECD: Ato Declaratório Executivo COFIS 17/2015. Essa nota de anúncio tem as informações sobre os campos/registros a serem alterados e a previsão de entrega da solução, que é 30.04.2015.

 

Qualquer alteração na data ou na solução será atualizada na própria nota. Assim que tivermos mais novidades sobre a solução do ponto de vista técnico ( campos de seleção, BAdI's ou alterações no mapeamento ) irei atualizar com um blog post.

 

att,

Renan Correa

Atualização status B2B

$
0
0

Boa tarde,

 

Alguém sabe me informar qual programa/função/processo é atualizado os status final (do B2B no envio do XML aos parceiros?

Campos B2B_ACTSTAT = 99 / B2B_LAST_STEP_ST = 01 da tabela /XNFE/OUTNFEHD?

Eu tentei acompanhar os jobs que são utilizados para processar o B2B, mas no programa /XNFE/NFE_B2B_SEND é atualizado para o status 11.

Há um próximo passo que finaliza o seu status.

 

Muito obrigado.

Validation error: field NFREF[1]-C_UF: Code of Brazilian State (CUF). Content not allowed (00)

$
0
0

Pessoal, boa tarde!

 

Estamos com um erro ao emitir uma Nota Fiscal de saída com referência a outro documento.

 

Acabamos de atualizar para o layout 3.10 e estamos no SAP_APPL 604.

 

A Nota nem sai do ECC, e é retornado o erro "Validation error: field NFREF[1]-C_UF: Code of Brazilian State (CUF). Content not allowed (00)"

 

O problema é que a Nota Fiscal referenciada está correta, inclusive aprovada na SEFAZ.

 

Saberiam me dizer se poderia estar faltando alguma Nota ou se o ajuste pode ser feito via Badi?

 

Desde já, muito obrigado!

Entrada de Conhecimento de Transporte CT-e

$
0
0

Boa noite,

 

No "novo" processo de recebimento de CT-e (conforme divulgado aqui no forum pela Claudia Wada), a partir da ativacao da condicao CONH na pricing de MM, eh possivel calcular ICMS com condicoes de frete (CIC1, CIC2, etc) a partir da Folha de servico.

 

Para tanto eh necessario marcar o IVA como servico e utilizar categoria de NF especifica NF57.

 

Ao executar o lancamento da fatura na MIRO, o sistema interpreta que se trata de Nota fiscal de servico (devido a marcacao no IVA) e nao leva para o livro fiscal de entradas o registro de recebimento.

 

Alguem ja implementou esta solucao e passou pelo mesmo problema?

 

Grata

Kell

Erro Attribute IPINT - xml NF-e invalido

$
0
0

Pessoal, boa tarde!

 

Nao sei se alguem ja passou por essa situacao.

 

Estamos rodando com a versao 3,10 em producao.

 

As notas estao sendo aprovadas pela SEFAZ SP sem problemas.

 

Porem temos um cliente nao consegue fazer o upload do nosso xml.

 

Erro: "Arquivo xml NF-e invalido - Attribute name "NT" associated with an element type "IPI' must be followed by the '=' character."

 

O CST de IPI usado eh o 53 e esta correto, conforme abaixo e comparando com o anterior 2,00, nada mudou.

 

-

<IPI>

<cEnq>999</cEnq>

-<IPINT>

<CST>53</CST>

</IPINT>

</IPI>

 

Alguem ja passou por esse problema? Alguma ideia. O problema eh que esse cliente so aceita agendamento de entrega apos o upload do xml em seu site.

 

Muito obrigada,

Fabiana

Mudança na NF-e 3.10 - Versão 1.22 da NT2013.005

$
0
0

Oi Pessoal,

 

Ontem, dia 25/03, a SEFAZ publicou uma alteração para a NT2013.005 que define a NF-e 3.10. São duas alterações relativamente pequenas:

 

1-  A regra de validação "w16-10" que causava a rejeição "610 - Total da NF difere do somatório dos Valores compõe o valor Total da NF" foi alterada.

 

Agora existe uma exceção 3 nesta regra:

 

Exceção 3 (NT 2013/005 v 1.22): Esta regra de validação não deverá causar rejeição caso não tenha sido subtraído o valor do ICMS Desonerado (vICMSDeson) do valor total da NF-e.

 

De acordo com o fisco essa mudança foi em função de questionamentos feitos pelas empresas com respeito ao alcance dos efeitos jurídicos de incluir o valor da desoneração de ICMS no valor total da nota. Agora serão aceitas notas tanto no caso de que o valor correspondente à desoneração tenha sido incluído no valor total da nota, quanto quando não tiver sido incluído.

 

2 - Orientação para impressão de DANFE:

 

O conteúdo do campo vICMSDeson, enquanto não for previsto no leiaute do DANFE, deverá ser copiado no campo de Informações Complementares de Interesse do Contribuinte (infCpl) para que a informação conste impressa no DANFE. Caso seja necessária sua impressão no DANFE, outros campos que não forem previstos no leiaute também poderão ser copiados no campo de Informações Complementares de Interesse do Contribuinte (infCpl).

 

Link para o portal da SEFAZ com a publicação da alteração: Portal da Nota Fiscal Eletrônica

Link para a NT ajustada: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=%20tq7zNwy6jo=

 

A SAP ainda está avaliando se haverá ou não alterações no ERP. Isto será atualizado na SAP Note  1589975 - Technical Notes from SEFAZ - Overview note.

 

att,

REnan Correa


Devolução IPI tags , e

$
0
0

Bom dia,

 

Estamos enfrentando problemas quando temos devolução de compras com IPI ed gostaria se saber se alguem já passou por isso e teve como resolver.

 

Para o cenário onde temos IPI sem crédito, a badi está levando corretamente para a tag <voutro> a nivel de item o valor do imposto vindo da condição IPI2, mas no XML a tag não está sendo carregada no item, somente a nivel de cabeçalho nos totais.

 

O mesmo acontece para as tags <pdevol> e <vIPIDevol>, que no no meu entendimento deveriam aparecer nos grupos novos impostoDevol e IPI, mas apenas na badi elas estão sendo preenchidas. Não carregam no XML.

 

Alguém com este mesmo problema?

 

Estamos no SP17 e temos também aplicada a nota 1993309 - IPI Return.

 

Att,

Gizela

Aba Export não editável quando regime Drawback

$
0
0

Olá pessoal,

 

Alguém sabe o motivo para a aba "Export Document" estar "fechada" quando não é Writer?

 

Já chequei o controle de tela (grupo 73) e revisei a nota 2046494e nada..

 

O CFOP que estamos utilizando é o 7127/AA (Venda Prod. Estabelecimento sob Reg. Drawback).

 

Versão 3.10 do XML.

 

 

Obrigado,

Paulo Henrique

NFe - Rej: 660 CFOP de Combustível não informado grp combustível da NF-e

$
0
0

Pessoal,

 

Bom dia.

 

Estou com uma nota rejeitada pelo motivo 660.

 

Verifiquei que este motivo de rejeição foi liberado na NT 2012/003.

 

Foi utilizado o CFOP 6.659 no processo de transferência entre centros e como não foram enviados os dados da TAG (L1 - Detalhamento Específico de Combustíveis)  a NFe foi rejeitada.

 

Verifiquei a nota de overview da NFe e ela menciona a aplicação da nota de 1766127 (SP 12), porém já estamos com este SP.

 

Para enviar os campos pretendo utilizar a BADI de NFe porém gostaria de saber se alguém passou por este erro e se tratou da mesma fora.

 

Encontrei algumas outras notas do lado do ECC que mencionam a criação de novos campos no cadastro mestre de material e um deles seria o cProdANP (Código de produto da ANP), diante disso gostaria de saber se alguém aplicou estas notas e o valor foi levado pelo standard ou continuou tratando via BADI.

 

Seguem as notas que encontrei que mencionam o campo:

 

1882947  NF-e: Storing Additional Data - Corrections for NF Writer

1883752  Fill new master data fields into NF document (CNAE, CRT, ..)

1860362  NF-e: Storing Additional Data - outbound NF-e & Reports

1859126  NF-e: Storing Additional Data - Enhancement of NF Writer

1860433 - NF-e: Storing Additional Data for DANFE & Reporting

1877404 - NF-e: Enhancements NF Writer screen controls

 

Desde já agradeço.

 

Atenciosamente

Cristina

NFe 3.10 para versão 4.6C SAP

$
0
0

Bom dia,

 

Estamos em projeto para atualização da NFe 3.10 e a versão SAP do nosso cliente é 4.6C

 

Foram aplicadas as notas 1977019 e 1933986.

 

Como não temos inbound não foi aplicada a nota 1977029.

 

O que ocorre é que os campos foram criados porém as estruturas não estão sendo referenciadas em nenhum local.

 

A função J_1B_NFE_XML_OUT foi substituída pela J_1BNFE_OUTNFE_CREATE também para a versão 4.6?

 

Existe alguma outra nota que ative essa nova função? Pois não está ativa no sistema embora tenhamos aplicados as notas acima.

 

Obrigada

SEFAZ MT - LOTES ERRO SEFAZ 103

$
0
0

pessoal, boa tarde.

 

em um cliente que atuo, os lotes das NFes na versao 3.1 que estão sendo enviados ao SEFAZ MT estão retornando com o STATUS 103 e mesmo que vc tente repetidas vezes o envio, eles ficam parados com essa rejeicao.

 

ao consultar a nfe no SEFAZ ela consta como aprovada, com isso, lote a lote, temos que cancelar o processamento do lote e solicitar a verificação do status da NFE pelo monitor do GRC ( consulta protocolo da NFe ).

 

esse processo está resolvendo o problema, mas esta sendo trabalhoso, alguém mais esta passando por isso? Existe um método melhor?


Viewing all 2447 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>