Prezados,
Estamos estudando a melhor solução para atender o processo de importação do cliente. Um cenário que o mesmo considera ideal é a utilização do II(imposto de importação) com o flag do campo "Impostos Estatístico" do item marcado, pois assim o sistema não considera o valor do imposto no valor total da NF-e.
A escolha da utilização da opção "impostos estatístico" para o II foi considerada pois o valor deste imposto já é inserido pelo cliente no valor total do item. Quando esta opção não é marcada o valor do II fica duplicado no total da NF-e, pois é somado ao valor total da NF-e o valor o II já embutido ao valor do item + o valor do II inserido na aba Impostos.
Os tratamentos para envio do XML com os valores corretos de II e valor total da NF-e seriam feitos através de BADI.
O problema que estamos encontrando é que o campo "Valor contábil" do livro fiscal de entradas está apresentando o valor do II duplicado, pois não está desconsiderando da soma deste campo o imposto marcado como estatístico.
Verificamos que no livro a lógica deste campo está na função J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION que foi alterada após a aplicação da nota 1616778 que altera o SAP para que este considere o valor do II no total da NF-e independente se este está marcado como estatístico ou não.
Minha dúvida é saber se existe um erro no programa ou se este cenário não é aplicável.
Agradeço a ajuda.